A expressão desenvolvimento sustentável já é bastante familiar para diversas pessoas, mas nem sempre seu conceito está tão claro assim, principalmente quando tentamos relacionar com energia solar.
Além disso, existem três grandes vertentes que abrangem o conceito de desenvolvimento sustentável e que precisam estar sempre em equilíbrio para que os objetivos propostos pelo conceito sejam atingidos: o ambiental, econômico e o social.
Além de ser uma fonte de energia 100% limpa, que não emite nenhum tipo de poluentes, contribuindo diretamente com uma das vertentes do desenvolvimento sustentável, a energia solar também impacta o setor social e econômico.
Somente no ano passado, 2021, o Brasil gerou mais de 150 mil empregos a partir da tecnologia fotovoltaica, uma média de 419 admissões por dia, segundo dados da ABSOLAR.
A fonte solar também é responsável por contribuir com a economia dos consumidores, que passam a reduzir seus custos com energia elétrica em até 99% e podem aproveitar para apostar em novos investimentos e empreendimentos.
Ou seja, fica fácil perceber como a energia solar é condizente e impacta diretamente no desenvolvimento sustentável, sendo essa mais um fator que explica seu crescimento nos últimos anos no Brasil e no mundo.
Nos últimos anos, pudemos perceber o quanto as pessoas passaram a valorizar empresas e organizações que estavam dispostas a abraçar causas relacionadas à preservação do meio ambiente. Em suma, a energia solar é solução para transformar vidas, contribuindo com os setores econômicos, sociais e ambientais.