5 dicas para economizar com energia

img

1) TROQUE SUAS LÂMPADAS PARA LED

Hoje no mercado estão disponíveis diversas tecnologias e modelos de lâmpadas que diferem, principalmente, no custo e na economia gerada. Estima-se que a iluminação representa cerca de 20% do consumo mensal de energia elétrica em uma residência, portanto, merece destaque e avaliação dos consumidores. Para iluminação residencial, podem-se destacar três tecnologias, a incandescente, fluorescente e LED.

Recomenda-se o emprego geral das lâmpadas LED em todos os cômodos da residência, por possuírem um consumo extremamente baixo, bom índice de luminosidade e uma longa vida útil. Por conta do seu custo, a substituição pode ser feita primeiramente nos pontos principais da casa, os de maior utilização. Acompanhado da substituição, um uso mais consciente e racional da iluminação pode contribuir ainda mais para a economia. Com o avança da tecnologia, os preços tendem a ficar mais acessíveis e atrativos a todos os consumidores.


2) EFICIÊNCIA DO AR CONDICIONADO

Com um uso mais sazonal, principalmente nos meses de verão, os aparelhos de ar condicionado possuem um alto consumo e sua utilização precisa ser moderada. É possível, facilmente verificar um acréscimo na conta de energia nos meses de uso desses aparelhos.

O ar condicionado tem como funcionalidade principal a refrigeração de todo o ambiente onde está instalado, com base nisso, podem ser tomadas algumas iniciativas para reduzir seu consumo. Primeiramente deve-se fechar todas as janelas e portas dos cômodos, concentrando a temperatura dentro do ambiente. Também, deve-se realizar a limpeza periódica nos filtros do equipamento que acumulam sujeira com o passar do tempo. Os aparelhos com tecnologia mais recente possuem a funcionalidade timer, possibilitando a programação para desligamento, não sendo necessário manter o equipamento funcionando a noite inteira, por exemplo.

Com o emprego de algumas atitudes conscientes, o ar condicionado pode ser aproveitado com um menor impacto na fatura de energia.


3) TEMPERATURA E TEMPO NO CHUVEIRO

Os chuveiros representam uma das maiores cargas dentro de uma residência. Por possuírem uma resistência para aquecimento da água, seu funcionamento demanda uma alta quantidade de energia. Existem tecnologias de aquecimento de água através do Sol, ou ainda a gás, porém, essas vantagens não são acessíveis a toda a população. Recomenda-se a utilização do chuveiro com banhos mais curtos, ou ainda a simples redução na temperatura nos meses de verão ou períodos mais quentes podem dar impacto significativo ao consumo.


4) DESCONECTE OS ELETRODOMÉSTICOS DAS TOMADAS

Vários aparelhos eletrônicos conectados a tomada consomem eletricidade de maneira continua para manter algumas funcionalidades de sensores, luzes e relógios, por exemplo. Recomenda-se desligar da tomada microondas, aparelhos de ar condicionado, e até os televisores, quando estes não estão em uso. Outro “vilão” são os carregadores de notebook e celular, normalmente deixados na tomada por longos períodos em desuso, esses equipamentos consomem continuamente uma pequena quantidade de energia em seu circuito interno.


5) CONDIÇÕES DE FUNCIONAMENTO DAS GELADEIRAS

Ao lado dos chuveiros, a geladeira é um dos aparelhos com maior consumo dentro de uma residência, principalmente quando sujeita a condições ruins de operação. Recomenda-se que a geladeira seja instalada longe de fornos e fogões, ainda, aconselha-se deixar um espaço de cerca de 15 centímetros entre a parede e o equipamento para auxiliar a eficiência da troca de calor das serpentinas. Deve-se ainda verificar periodicamente as borrachas de vedação das geladeiras, e, caso apresentem más condições devem ser substituídas.


DICA BÔNUS!

6) GERE SUA PRÓPRIA ENERGIA!

Com um consumo consciente e eficiente já estabelecido dentro da residência, o próximo passo é a instalação de um sistema de geração de energia solar. Gere sua própria energia, economize e fique livre dos aumentos e reajustes na conta de energia. Pague somente a taxa de disponibilidade da concessionária e a iluminação pública! Solicite um orçamento sem compromissos no site, e receba uma proposta para começar a gerar sua própria energia limpa!

 

Tem interesse em gerar sua própria energia? Solicite um orçamento sem compromisso no link abaixo, e receba uma proposta comercial com tempo de retorno do investimento e maiores detalhes!

https://ecovoltsolar.eng.br/orcamento

#SejaFonte