Fator este que resultou no esvaziamento dos reservatórios das hidrelétricas, obrigando o acionamento em massa de termelétricas, muito mais caras e poluentes. A situação também aumentou a dependência do nosso sistema elétrico, pois tivemos que passar a importar energia elétrica gerada na Argentina e no Uruguai, a preços extremamente altos.
E qual pode ser a saída para os consumidores brasileiros que vêm sofrendo com a bandeira vermelha, bandeira de crise hídrica e uma conta de luz cada vez mais “salgada”?
Grande parte da solução está logo acima de nós, a Energia Solar pode ser a grande solução para vencer a crise hídrica que estamos passando.
Além de já representarem 40% de toda a potência instalada da usina hidrelétrica de Itaipu, a Energia Solar em telhados e pequenos terrenos auxiliam na diversificação energética do nosso país, diminuindo cada vez mais os riscos de apagões e aumentos que forçam um racionamento de luz.
Uma energia limpa, barata e sustentável, com manutenção extremamente simples. Um exemplo são as Usinas solares de grande porte, que podem gerar eletricidade até 10 vezes mais barata do que as termelétricas ou a energia elétrica importada dos países vizinhos.
Além de tudo, seu crescimento é visível, desde sua viabilização, a Energia Solar já acumulou 6,1 gigawatts (GW) de potência instalada em telhados e pequenos terrenos do país, e 2020 sozinho foi responsável por um terço de toda essa potência.
O crescimento da potência da geração fotovoltaica faz com que sejamos cada vez menos dependentes dos reservatórios das hidrelétricas e por consequência nos livrarmos das termelétricas. Isso resulta em uma energia mais barata e um planeta mais limpo e sustentável.
Com todas essas informações, repetimos a pergunta:
Por que não aproveitar a Energia Solar?
Entre em contato conosco e conquiste sua liberdade energética!