Energia Solar no Agronegócio

img

O Agronegócio é um dos mercados que mais se desenvolve no Brasil, com uma participação próxima aos 20% de todo o PIB, essa atividade atrai investimentos e interesse de vários setores. Seja na agricultura, pecuária, avicultura, entre outros ramos, os produtores estão sempre buscando alinhar tecnologia com economia para maximizar sua produção.

A energia solar vem cada vez mais se fazendo presente no meio rural, e isso se deve a vários motivos. Primeiramente a redução de custos direta gerada ao produtor rural, que pode chegar até a 95% na fatura de energia. Outro ponto importante é a contribuição para o desenvolvimento de um planeta mais limpo e sustentável, trazendo qualidade de vida para os produtores e a população como um todo.

A grande área disponível para instalação dos módulos também contribui para o desenvolvimento da energia solar na agricultura. Diferente das cidades, onde cada caso precisa ser analisado com cautela por conta de sombreamento de árvores e edifícios, no meio rural os campos e telhados de aviários e barracões oferecem o espaço ideal para a instalação dos sistemas.

Além dos pontos supracitados, deve-se destacar os incentivos governamentais em relação a isenção de taxas e disponibilização de linhas de crédito exclusivas para o agronegócio. Com os sistemas de geração conectados a rede, os consumidores que se enquadram em tarifação rural não são taxados com ICMS em cima da energia utilizada como crédito, aquela parcela que é gerada, encaminhada para o sistema da concessionária e consumida em momentos onde não há geração. Isso faz com que toda a energia gerada e disponibilizada na rede da concessionária retorne como crédito ao consumidor sem nenhuma cobrança.

No âmbito dos financiamentos, os produtores rurais possuem acesso a linhas de crédito exclusivas, com taxas de juros a partir de 2,5% ao ano. Alguns exemplos são PRONAF, INOVAGRO, PRONAMP e o Fundo Clima, que oferecem condições de financiamento excelentes para sistemas de geração fotovoltaica. Com as taxas encontradas nestes programas é possível estruturar o financiamento de forma que a parcela se iguale ao preço pago na fatura de energia.

Com uma grande economia, contribuição ao meio ambiente, área disponível para instalação e ótimas linhas para financiamento, o investimento em energia rural para o agronegócio é uma excelente escolha.

Tem interesse em gerar sua própria energia? Solicite um orçamento sem compromissos no link abaixo e conheça a melhor solução em geração de energia solar para a sua realidade!

https://ecovoltsolar.eng.br/orcamento

#Sejafonte, Seja Ecovolt!