Já conhece as vantagens da geração de energia fotovoltaica residencial?

img

Com o decorrer dos anos, a energia elétrica vem se tornando uma das principais despesas mensais de qualquer residência. Além dos imprevisíveis reajustes anuais, mensalmente é possível observar pequenas mudanças que ocorrem de acordo com a variação das alíquotas de imposto. Agregado aos aumentos, tem-se ainda as bandeiras tarifárias, que na intenção de racionar o consumo de energia da população em determinados períodos, oneram ainda mais a fatura mensal.

A constante busca por redução de custos e despesas é inerente a população, com a energia elétrica tendo participação cada vez mais impactante nessas despesas, a procura por fontes alternativas de energia vem ganhando cada vez mais força. Neste panorama, a geração fotovoltaica ascende como uma das principais soluções para economia com energia elétrica.

Segundo dados do Estudo Estratégico – Mercado Fotovoltaico e Geração Distribuída, realizado pela empresa de pesquisa e consultoria Greener, o Brasil possui hoje, mais de 32.000 sistemas fotovoltaicos em operação, sendo cerca de 40%, instalações residenciais com média de 4 kWp de potência instalada. O elevado número de sistemas residências no país se deve a alguns aspectos, dentre eles pode se destacar o baixo investimento inicial, aliado a uma boa taxa de retorno de capital, que tende a ser maior que a de investimentos em poupança e CDI, por exemplo. 

Outro ponto que contribui para a rentabilidade das pequenas obras é a facilidade e agilidade no processo de instalação, quando comparados com grandes sistemas de geração. Normalmente, não é necessária nenhuma alteração na infraestrutura elétrica presente no local, como troca de disjuntores, cabos e eletrodutos, a própria rede existente comporta o sistema de geração.

Juntamente com o crescimento do mercado fotovoltaico, alguns bancos, cooperativas e empresas de financiamento passaram a oferecer linhas de crédito exclusivas para sistemas de geração de energia solar. Variando de acordo com o perfil de cada cliente as taxas para sistemas residências podem ser bem reduzidas, chegando até a um valor próximo da própria conta de energia. Os prazos são variados, podendo alcançar 120 meses de acordo com a instituição financeira.

Além das visíveis vantagens financeiras, deve-se sempre analisar os benefícios ambientais dos sistemas fotovoltaicos, como a redução de gás carbônico proveniente da queima de combustíveis fósseis nas usinas termoelétricas. Como exemplo, podemos tomar uma instalação de 12 módulos, com potência de 3,96 kWp, ao longo de 25 anos, esse sistema irá contribuir em 67 toneladas de CO2 não emitidas na atmosfera, equivalente a 418 árvores salvas ou ainda, cerca de 13 anos de um carro fora de circulação. Na constante busca por um planeta mais limpo e sustentável, as soluções para economia e conforto devem estar sempre aliadas a preservação do meio ambiente.

Os benefícios para os geradores de energia solar são muito claros e seu resultado é garantido. O que está esperando para fazer parte deste grupo que contribui com o planeta e com sua própria economia? 

Gostou dessa ideia? Solicite um orçamento sem compromisso no link abaixo,

https://ecovoltsolar.eng.br/orcamento


e receba uma uma proposta comercial com um sistema de geração fotovoltaica projetado especialmente para o seu consumo!

#SejaFonte